Para Empresas - Palestras

Fundado em 2015, o Instituto Feliciência tornou-se um dos principais fornecedores na área de educação corporativa no Brasil, com atuação 100% baseada em ciência.

Apenas em 2021, realizamos mais de 120 ações entre Certificações Abertas, Cursos In Company e Palestras. No período estiveram conosco as seguintes organizações:

ABRH, AGU, Abrapp, Ambev, Aniger, Boehringer, Cenibra, Embraer, Exto, Fecomércio, Fiergs, Firjan, Fundação Educacional Machado de Assis, Grupo TreinaRio, Tivit, Hoteis Hilton, Happymed, Hospital Albert Einstein, HSM, LIDE, Metlife, MPT, Nemak, Odontoprev, Office Connection, Organon, Petrobrás, Plastipak, PPG, Qualiáudio, Random, SESC, Sescoop, Sesi, Sebrae, Sicoob, Tag, Tratho, TRE, TIM, TRT, Unimed, Uol Edtech, Vale e Veolia. 

Consulte-nos para Palestra com entrega do livro Feliciência: Trabalho e Felicidade na Era da Complexidade (indicado para Lideranças).

Consulte-nos sobre a possibilidade de Palestras Taylor Made, sob medida para sua Organização.

 

PORTFOLIO 2022

 

Indicadas para Todos os Públicos

 

Para Florescer em Tempos Complexos | Lançamento 2022!

Florescer é muito mais que uma metáfora para uma vida bacana, é um construto da psicologia que trata da chamada Saúde Mental Positiva. Mostra-nos que viver bem vai além da ausência de doenças e que é possível ingressar na dimensão de ótimo funcionamento a partir da experiência de afetos positivos, autodesenvolvimento e conexão social. Se o estado de esvaziamento, ou languishing, é uma possibilidade em tempos de grande imprevisibilidade, vale saber que o florescimento também é. Nesta palestra, trazemos as doses necessárias de ciência e de práticas baseadas em ciências, além do nosso já conhecido tempero artístico. Os participantes também podem experimentar em tempo real um assessment científico sobre o tema.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Felicidade, Trabalho e Sustentabilidade | Lançamento 2022!

Até aqui temos visto, ouvido e participado de diálogos acerca da relação Felicidade e Trabalho. A partir de agora, é necessário inserir nesta equação por si só desafiadora o elemento Sustentabilidade. Tudo isso em um contexto complexo, que exige de cada pessoa uma boa dose de autogestão. Nesta palestra visitamos o que a psicologia e as neurociências sabem sobre felicidade, os novos contextos do trabalho e como fomentar um percurso de equilíbrio dinâmico que conduza a uma vida significativa.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Segurança Psicológica, Segurança no Trabalho e Gestão de Riscos | Lançamento 2022!

O que um hospital, uma planta nuclear e uma indústria aeroespacial têm em comum? Com esta pergunta desconcertante, iniciamos uma reflexão sobre o papel da Segurança Psicológica para a Segurança no Trabalho e a Gestão de Riscos. Visitamos histórias de organizações que poderiam ser a nossa, caso em nossas instalações e em nossas relações a cultura do silêncio também falasse mais alto. Esta é uma conversa de estímulo à participação ativa de todos os colaboradores na preservação de condições seguras para si mesmos, para seus pares, para a sociedade e para a reputação da empresa. Palestra indicada para organizações que estabeleceram o compromisso com a Segurança Psicológica e estão nos primeiros passos.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Resiliência: Uma Reflexão com Ciência e Arte | A Palestra Que Emociona!

Resiliência: fala-se muito, sabe-se pouco. Bem longe de ser um "suportar-tudo-a-qualquer-custo", trata-se de uma habilidade socioemocional que permite que se enfrente um desafio sem adoecer. Pode ser aprendida e fomentada, como qualquer outra habilidade, o que vai exigir conhecimento e ação. E mais, pode ser desenvolvida por indivíduos, mas também de maneira coletiva por famílias, times e até organizações inteiras. Nesta palestra, partilhamos informações científicas e ensinamos estratégias práticas. Ao final, a inspiradora história da artista plástica Frida Kahlo como arquétipo de resiliência.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Indicadas para Líderes e Gestores

 

Liderança Facilitadora em Modalidades Múltiplas de Trabalho | Lançamento 2022!

Os novos contextos do trabalho requerem novas competências em liderança. Com times atuando simultaneamente nas modalidades remota, híbrida e presencial, o líder precisa atuar como facilitador, fomentando equilíbrio entre participação, resultados e bem-estar. Nesta palestra, apresentamos o modelo de Liderança Facilitadora do Instituto Feliciência, que aborda quatro dimensões: Liderança que Afeta, Lidera que Conecta (Pessoas), Liderança que Desconecta (Digitalmente) e Liderança Resiliente.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com duração de até 1 hora.

 

Organizações Burnout Free | Lançamento 2022!

2022 é um divisor de águas para as organizações no que tange aos compromissos com a saúde mental do trabalhador. Isso porque desde o dia 1º de janeiro a Síndrome de Burnout é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um fenômeno relacionado ao trabalho. Com isso, as empresas são convocadas a abordar o tema com urgência e profundidade. E a pergunta quente é: o que fazer? Longe de respostas simples e simplórias, nesta palestra abordamos níveis estratégico, tático e operacional para enfrentamento do Burnout, bem como a indissociável relação entre saúde mental do trabalhador e ESG.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Bem-Estar e Trabalho na Era da Complexidade | A Mais Pedida de 2021!

Em outubro de 2020, o futurista Jamais Cascio apontou um novo acrônimo em substituição ao já desgastado VUCA: o mundo BANI - frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Essas são características da Complexidade, já investigada e descrita pelo sociólogo Edgar Morin. Acompanhar a reconfiguração do mundo, que ocorre frente aos nossos olhos, requer um conjunto de habilidades – apontadas em esferas relevantes, como o Fórum Econômico Mundial. Mas, não se trata apenas de aprender a enfrentar e adaptar-se às mudanças. Trata-se de fazê-lo com equilíbrio e de maneira que conduza ao florescimento pessoal. E, no caso dos líderes, ao florescimento dos times.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.

 

Uma Conversa Sobre Segurança Psicológica | Tema Necessário!

O modelo teórico da Segurança Psicológica, segundo a Professora Amy Edmondson (Harvard Business School), preconiza que quando as pessoas se sentem seguras no ambiente de trabalho podem contribuir com ideias e compartilhar preocupações. além de haver maior probabilidade de incremento em inovação e performance. Já onde o medo é fator dominante, as oportunidades de crescimento são reduzidas e os riscos são ampliados. O objetivo de criar uma Cultura de Segurança Psicológica é eliminar a percepção dos colaboradores de que devem “se encaixar”, “saber seu lugar” e “seguir a linha” para serem aceitos – e isso é primordial para a Diversidade, a Equidade e a Inclusão nas organizações. E mais: o desejado bem-estar no trabalho passa necessariamente por sentir-se seguro psicologicamente.

Palestra ministrada pela Professora Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, com até 1 hora de duração.